domingo, 8 de maio de 2011

A viola caipira

Olá amigos,

Hoje falaremos um pouco sobre a viola caipira.

A viola caipira é um intrumento típico do interior brasileiro, e teve a sua origem na viola portuguesa. Tem 5 pares de cordas, vários tipos diferentes de afinação e é um simbolo da original música sertaneja.
O seu timbre único faz com que este instrumento desperte curiosidade e vontade de aprender alguns acordes em qualquer músico.

A viola que uso no meu primeiro video postado (Tristeza do Jeca) foi feita pelo Luthier Lêo Alves em 2008. Está afinada em cebolão E ( E - B - G# - E - B ).

Geralmente, a viola feita por um Luthier tem o preço mais elevado, pelo fato do profissional saber cada detalhe do instrumento e também por fazer quase todo o trabalho a mão. A minha orientação para os músicos principiantes que querem aprender a tocar este instrumento é: Adquira uma viola de baixo custo no primeiro momento, aprenda a tocar, e só depois se aventure a comprar um instrumento de melhor acabamento, mas não deixe de cuidar de seu instrumento de baixo custo como se ele fosse o mais valioso. Todo instrumento musical tem sua própria história e merece sempre muito cuidado!



Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário