domingo, 8 de maio de 2011

Chorinho

Olá pessoal,

Um genero musical que se destaca na música popular brasileira é o choro, popularmente chamado de chorinho e  com vez garantida em rodas de samba raiz. Os instrumentos mais comuns deste estilo são: violão, violão de 7 cordas, flauta transversal, cavaco e bandolim. Este ritmo é responsável por várias músicas que são marcas registradas do Brasil. Uma destas músicas é TICO TICO NO FUBÁ, composta por Zequinha de Abreu e gravada por Carmen Miranda e vários outros artistas.

Comecei a ter interesse pelo bandolim depois que ouvi as músicas do Jacob do Bandolim, e me interessei mais ainda depois de pesquisar um pouco mais e descobrir que o bandolim e o violino tem a mesma afinação ( Mi - Lá - Ré - Sol), a única diferença é que o bandolim tem 8 cordas, dispostas em 4 pares. Como eu já tinha algum conhecimento sobre violino, achei que seria fácil iniciar os meus estudos.

O bandolim é um instumento originalmente italiano que se derivou do alaúde.

O vídeo abaixo uso um bandolim studio da Rozini e tenho, mais uma vez a colaboração do meu amigo Edimar Rodrigues e seu contrabaixo fretless.





Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário